
Depois de ter voltado a permitir que os macros VBA em documentos da internet fossem executados em documentos do Office, a Microsoft encontra-se hoje a informar que a funcionalidade vai voltar a ser bloqueada por padrão.
Esta medida surge depois da empresa ter confirmado que a permissão de macros VBA ativos por padrão estaria disponível apenas por um curto espaço de tempo. Com a mais recente atualização do Office, estes macros voltam a ser bloqueados por padrão para todos os documentos que sejam descarregados da Internet, e como forma de garantir mais segurança para os utilizadores.
![]()
Com esta medida, os utilizadores devem verificar uma mensagem de alerta sempre que tentem abrir um documento que tenha macros, não sendo permitido a sua execução a menos que os administradores do sistema autorizem.
De relembrar que esta medida surge depois de a empresa ter passado por um período de “incerteza” sobre o bloqueio. Apesar de o mesmo ter sido aplicado no início do ano, a empresa decidiu voltar atrás nessa decisão no início de Julho, voltando a permitir que as macros fossem executadas.
Na altura, e depois do feedback negativo dos utilizadores, a empresa confirmou que a medida seria aplicada apenas de forma temporária, e que futuras atualizações voltariam a contar com o bloqueio por padrão – embora se acredita que a empresa tenha mudado de opinião apenas devido ao feedback da comunidade.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!