1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Excel logo da Microsoft

 

A Microsoft irá começar a aplicar alterações no Excel focada em garantir mais segurança para os utilizadores, nomeadamente com a desativação por padrão dos macros Excel 4.0 XLM.

 

Estas mudança vai começar a ser aplicada no Microsoft 365 para todos os utilizadores, por padrão, focando-se em garantir mais segurança para os utilizadores finais.

Os macros XLM foram introduzidos no Excel em 1992, e na altura permitiam aos utilizadores automatizar tarefas dentro do programa. Apesar de úteis, rapidamente se chegou à conclusão que estes macros também podiam ser usados para atividades contrarias ao propósito original, e neste caso poderiam ser usados para atividades maliciosas como o download de malware ou execução de código no sistema operativo.

 

Os Macros VBA foram introduzidos alguns anos mais tarde, com melhorias de segurança, mas muitos utilizadores maliciosos ainda tiravam proveito dos macros XML. Malware como o TrickBot, Qbot, Dridex, Zloader, entre outros usam estes macros para levar à infeção dos sistemas.

 

Devido ao abuso neste sentido, a Microsoft começou a recomendar os utilizadores para desativarem estes macros do software por completo. Apesar disso ter sido feito por muitos, existe ainda uma grande percentagem que não desativou os mesmos.

Para tal, a Microsoft agora irá passar a desativar estes macros por padrão. Quem realmente necessite dos mesmos ainda os pode ativar manualmente, mas com a ideia que tal pode também colocar em risco a segurança dos sistemas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech