1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

Desfragmentação no disco

 

Havia uma altura em que desfragmentar o sistema operativo era uma tarefa penosa, e que nem sempre era bem feita usando as ferramentas que a Microsoft fornecia.

 

Na altura do Windows 98 e até mesmo à entrada do Windows XP, a desfragmentação do disco era considerada essencial, mas muitas vezes esquecida. Nos dias de hoje, com o aparecimento de discos SSD, essa tarefa tornou-se menos essencial, mas ainda assim será importante de verificar.

 

Também felizmente, as ferramentas que a Microsoft fornece sobre o Windows para desfragmentar e otimizar os discos melhoraram consideravelmente. Invés de se recorrer a software de terceiros, hoje a ferramenta do Windows é capaz de otimizar tanto discos mecânicos como SSDs de igual forma, e com bons resultados.

 

Neste artigo vamos analisar como pode verificar se o seu disco está otimizado.

Comece por aceder ao Menu Inicial, pesquisando por “Otimizar Unidades”. A opção necessária deve surgir de imediato no ecrã.

 

otimizar unidades Windows 11

 

Ao abrir a aplicação de “Otimizar Unidades”, devem surgir todos os discos que se encontram instalados no sistema. Para analisar se os mesmos necessitam de uma otimização, apenas necessita de carregar sobre “Analisar Tudo” – dando permissões de acesso administrativo, caso sejam pedidas.

 

analisar tudo disco desfragmentação

 

Se existir algum disco que necessite de otimização, basta carregar de seguida na opção “Otimizar tudo”. Mesmo que os discos surjam com o estão de “OK”, não custa realizar a otimização de qualquer forma, sobretudo se forem discos mecânicos.

 

otimizar discos Windows 11

 

De notar que, no caso de discos SSD, o Windows automaticamente usa a funcionalidade de TRIM para os mesmos, uma vez que a desfragmentação não será recomendada neste género de dispositivos – e de todo é não essencial, sem qualquer vantagem face à forma como os conteúdos são armazenados no disco.

 

Feito isto, também não custa verificar se possui ativa a Otimização automática. Isto garante que o Windows verifica automaticamente os discos, e caso seja necessário, realiza também a otimização dos mesmos. Desta forma não necessita de manualmente realizar a tarefa.

Pode agendar a tarefa para ser feita de forma diária, semanal ou mensal.

 

otimização automática agendada

 

Feito isto, deve agora ter os seus discos totalmente otimizados e prontos para obter o melhor desempenho possível.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech