1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Pirataria com malware

 

A pirataria é um dos principais meios por onde malware se distribui, em parte porque os utilizadores que procuram este género de conteúdo tendem a baixar as suas defesas em prol de obterem acesso a algo “gratuitamente”.

 

No entanto, foi recentemente descoberta uma nova campanha de malware que se foca sobretudo em utilizadores que procuram versões pirateadas de software popular, e que se encontra a usar os próprios resultados de pesquisa da Google para se distribuir em peso.

Este género de campanha distribui-se normalmente em sites desconhecidos da internet, que prometem acesso a conteúdos de software pirateado com relativa facilidade, juntamente com os ativadores necessários.

 

De acordo com os investigadores da empresa de segurança Zscaler, a campanha foca-se sobretudo em utilizadores que estejam à procura de versões pirateadas dos seguintes programas:

  • Adobe Acrobat Pro
  • 3DMark
  • 3DVista Virtual Tour Pro
  • 7-Data Recovery Suite
  • MAGIX Sound Force Pro
  • Wondershare Dr. Fone

 

Os sites que prometem distribuir os ativadores ou cracks para estes programas levam os utilizadores para falsos sites de download, onde os mesmos são levados primeiro para um conjunto de redirecionamentos falsos – focados em apresentar publicidade aos mesmos.

 

Quando se chega efetivamente ao download, o que promete ser um ativador ou crack para o programa, é na realidade um malware que acaba por infetar o sistema das vítimas, focando-se no roubo de dados pessoais.

Os arquivos que são descarregados encontram-se protegidos por senha, para evitar serem identificados por software de segurança. Na maioria dos casos, os utilizadores são aconselhados também a desativarem os seus programas de segurança no pretexto de ativarem o software.

 

Caso o programa seja executado no sistema, este começa a realizar o download de malware de diversos locais pela internet, além de realizar uma verificação do sistema por dados sensíveis que possam ser roubados – como senhas e dados de login em ficheiros importantes.

 

Como sempre, a melhor proteção parte dos próprios utilizadores, que devem evitar procurar software pirateado e usar programas de ativação sobre o mesmo, tendo em conta que continua a ser um dos principais métodos pelos quais malware se distribui.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech