1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Malware com logo do YouTube em destaque

 

O YouTube tem sido ultimamente alvo de vários esquemas, focados em enganar os utilizadores mais desatentos. Desde transmissões para esquemas de criptomoedas a malware, parece que uma nova campanha encontra-se agora a ganhar tração na plataforma de vídeos mais usada na internet.

 

Recentemente foi descoberta uma nova campanha de malware, que se distribui por vídeos do YouTube, e foca a levar os utilizadores a descarregarem malware nos seus sistemas. Esta campanha distribui um malware conhecido como "in2al5d p3in4er" (invalid printer), que possui como objetivo instalar o malware Aurora nos sistemas infetados das vítimas.

 

De acordo com os investigadores da empresa de segurança Morphisec, o malware é conhecido por ser focado em roubar dados de login em diferentes plataformas. Depois de ser instalado num sistema comprometido, este começa por analisar as senhas e cookies do navegador, no sentido de tentar roubar as contas de diversas plataformas sociais – com o objetivo final de propagar ainda mais o malware.

 

Na maioria dos casos, o malware é distribuído em links que se encontram em vídeos do YouTube, focados a cracks para programas conhecidos no mercado. Os utilizadores são direcionados para um link, onde supostamente poderiam obter o programa, mas acabam por instalar malware nos seus sistemas.

 

Como sempre, a primeira linha de defesa para os utilizadores será terem cuidado com os links que acedem, sobretudo nos que prometem conteúdos potencialmente ilegítimos. Mesmo que os sites finais para onde as possíveis vitimas são direcionadas aparentarem ser legítimos, deve-se ter bastante cuidado com o download de programas suspeitos no sistema – e como sempre, uma boa solução de antivírus será certamente aconselhada.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech