1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Malware em computador a ser usado

 

De tempos a tempos surgem formas engenhosas que os atacantes usam para tentarem infetar os dispositivos dos utilizadores. E recentemente foi descoberta uma forma de tal, onde as vítimas são enganadas com supostas atualizações do Windows.

 

De acordo com a empresa de segurança Malwarebytes, foi descoberta uma nova campanha de malware, que se propaga por falsos sites na internet, e pode levar os utilizadores a instalarem um malware no sistema conhecido como Aurora. Este malware foca-se no roubo de conteúdos pessoais e contas online.

 

O esquema começa quando as vítimas acedem a falsos sites de conteúdos para adulto, onde é apresentada uma mensagem padrão – normalmente para aceitar que a pessoa possui mais de 18 anos. Se os utilizadores carregarem na mesma, o sistema altera-se para um ecrã aparente de atualização do Windows – o mesmo carrega em janela completa, levando os utilizadores a crer que o Windows teria iniciado a atualização.

 

No entanto, este atualizador é falso, tendo como único pretexto levar os utilizadores a descarregar o malware para o sistema. Durante o processo, o falso sistema do Windows Update indica ao utilizador que deve carregar no atalho da barra de downloads, onde se encontra um suposto ficheiro de instalação – que é, na verdade, o malware. O ficheiro possui o nome de "ChromeUpdate.exe".

 

falso site de atualização do Windows Update

 

Caso os utilizadores o realizem, acabam por instalar malware nos seus dispositivos, que se foca em roubar contas pessoais e dados importantes das mesmas. Os investigadores descobriram que este esquema propaga-se sobretudo por falsos sites de conteúdos para adulto, sendo que a lista conta com mais de uma dezena de domínios.

 

Como sempre, a primeira linha de defesa parte dos próprios utilizadores, que devem ter atenção aos sites que acedem, mas também a qualquer atividade que seja considerada suspeita. Neste caso, o Windows Update nunca iria pedir para descarregar um ficheiro da internet. A janela de falsa atualização do Windows Update pode ser descartada se os utilizadores pressionarem a tecla ESC durante alguns segundos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech