A próxima geração de chips Snapdragon da Qualcomm deve permitir trazer ainda mais funcionalidades anteriormente focadas apenas para modelos “premium” a dispositivos de gamas intermédias.
A empresa revelou hoje a chegada dos novos Snapdragon 6 Gen 1 e Snapdragon 4 Gen 1, focados para dispositivos de gama intermédia, mas que contam com características como o suporte a melhorias por IA e suporte a redes 5G.
Dos dois modelos, o Snapdragon 6 Gen 1 será o mais avançado, contando com suporte para câmaras de sensores até 200 MP e captura de vídeo em HDR. Chega ainda com o novo sistema de sugestões por IA, que pode ajudar os utilizadores a sugerir apps com base nas atividades dos mesmos no sistema.
A empresa garante que este novo modelo deve contar com 40% mais de desempenho que a geração do Snapdragon 695, lançada o ano passado, além de melhorias de 35% a nível gráfico.
Quanto ao Snapdragon 4 Gen 1, este não se foca tanto aos jogos, mas sim para quem pretenda atividades mais do dia a dia, com promessas de eficiência energética para baterias com mais autonomia, ao mesmo tempo que suporta o assistente de voz por IA. Possui ainda suporte para sensores de fotos até 108 MP.
No entanto, não fornece o mesmo aumento de desempenho que se verifica com o modelo mais avançado, sendo que a empresa garante apenas 10% de melhorias face ao Snapdragon 480 Plus e 15% a nível da GPU.
Apesar de ambos os chips contarem com suporte para redes 5G, apenas o Snapdragon 6 Gen 1 será capaz de suportar mmWave e sub-6Ghz 5G, que deve permitir velocidades mais rápidas de transferência de dados. Este modelo também deve contar com suporte para o padrão Wi-Fi 6E, enquanto que o 4 Gen 1 apenas deverá suportar o antigo Wi-Fi 5.
Espera-se que ambos os modelos comecem a surgir em dispositivos no mercado até ao final do ano, começando com o Snapdragon 4 Gen 1. Desconhece-se, no entanto, quais os equipamentos que vão contar com os chips ou quais os seus fabricantes.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!