1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware

Siga-nos

Cabo USB-C

 

Foi finalmente aprovado pelo Parlamento Europeu as novas regras para a criação de um padrão de carregamento universal para dispositivos eletrónicos, como câmaras, tablets e smartphones.

 

De acordo com a Reuters, todos os dispositivos vendidos na União Europeia a partir de 2024 devem agora contar com uma entrada USB-C, passando este a ser o padrão central para os dispositivos. Isto vai obrigar a algumas mudanças, mas que certamente vão afetar mais empresas como a Apple.

 

A proposta recebeu 602 votos a favor e 13 contra, por entre todos os estados-membro. Com isto, os dispositivos vendidos no mercado passam agora a necessitar de ter a entrada USB-C para realizar o carregamento, o que vai ditar também o fim da questão dos carregadores diferentes para cada modelo.

 

Esta nova lei aplica-se a praticamente todos os dispositivos eletrónicos de pequeno e médio porte, como smartphones, tablets, câmaras, consolas de jogo portáteis, colunas, entre outras. Não terá também importância qual o fabricante do mesmo: passa a ser obrigatório para todos.

 

Enquanto que a grande maioria dos fabricantes começaram a adotar as entradas USB-C nos seus dispositivos, acredita-se que a Apple venha a ser uma das principais empresas afetadas. Todos os iPhones atualmente disponíveis ainda usam a entrada proprietária da empresa, mas isso vai ter de mudar até 2024.

 

Estima-se que, com esta medida, venham a ser poupados até 250 milhões de euros para os consumidores nos diferentes mercados. De notar que esta medida não se aplica para produtos que tenham sido vendidos no mercado antes da entrada em vigor da mesma – portanto dispositivos antigos ainda poderão contar com diferentes sistemas de carregamento.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech