O governo indiano encontra-se a preparar para novas medidas, que seguem o que também foi recentemente aprovado na Europa: todos os dispositivos eletrónicos vendidos no pais devem começar a contar com entradas USB-C.
As mais recentes leis aprovadas na Índia confirmam que, a partir de Março de 2025, todos os dispositivos eletrónicos vendidos no pais devem contar com suporte para ligação de carregamento via USB-C, de forma a reduzir o lixo eletrónico produzido na região.
Esta ideia vai ao encontro do que também foi recentemente aprovado na União Europeia, onde todos os equipamentos eletrónicos devem usar o USB-C como padrão de carregamento no futuro.
Esta medida, tal como aconteceu na Europa, deve afetar sobretudo a Apple, que ainda é uma das poucas fabricantes que adotou o seu sistema de carregamento dedicado. A maioria dos fabricantes já começaram a implementar o USB-C como sistema padrão de carregamento faz alguns anos.
No entanto, o mercado indiano é ligeiramente diferente do que se encontra a nível europeu, sendo que ainda existe uma vasta quantidade de utilizadores com dispositivos básicos de comunicação ou mais antigos, os quais não possuem ligações deste formato – e portanto, a medida ainda pode afetar outras fabricantes locais que continuam a disponibilizar estes dispositivos apenas para a Índia.
Com a nova legislação, a adoção do USB-C para carregamento deve ser feita em smartphones e portáteis, bem como nos acessórios associados. No entanto, a nível dos portáteis, os fabricantes ainda terão até 2026 para implementar a nova regra.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!