1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

navegador tor falso

 

Se utiliza regularmente o navegador Tor, talvez seja melhor ter cuidado de onde o descarrega. Os investigadores da empresa Kaspersky revelaram recentemente uma nova campanha, que se encontra a usar o Tor Browser como isco para levar os utilizadores a instalarem malware nos sistemas.

 

A campanha parece estar a ser focada sobretudo para utilizadores na China, onde estes são levados a instalar o navegador Tor, mas que foi modificado maliciosamente para conter spyware no processo.

A maioria dos utilizadores que usam o navegador Tor fazem-no exatamente pela privacidade e segurança adicional que o mesmo fornece, portanto ter uma versão maliciosa com o intuito de roubar informações privadas dos utilizadores é certamente algo a ter em conta.

 

Esta campanha, segundo os investigadores, aproveita o facto que o domínio principal onde o navegador Tor se encontra está bloqueado na China. Com isto, muitos utilizadores acedem a plataformas de terceiros para descarregarem o mesmo.

Aproveitando este facto, vários vídeos no YouTube e em resultados dos motores de pesquisa locais estão a direcionar os utilizadores para sites criados especificamente para distribuir versões modificadas do programa.

 

Quando instalado no sistema, esta versão do navegador aparenta ser totalmente normal, e funciona como se esperava. Mas em segundo plano encontra-se a guardar os dados que o utilizador use no mesmo, bem como a enviar os mesmos para servidores remotos.

 

Além disso, esta versão modificada do navegador Tor tenta ainda descarregar outro género de malware de sistemas remotos, levando as vítimas a ficarem mais expostas a possíveis ataques. Os investigadores afirmam que todos os pedidos foram feitos para servidores localizados na China, possivelmente para evitar possíveis bloqueios.

 

Curiosamente, este malware parece criado para identificar os utilizadores e recolher detalhes sobre os mesmos, e não tanto para roubar dados como senhas ou afins. O malware parece ter sido criado sobre uma campanha de spyware, como forma de tentar infetar sistemas de vítimas que tentam usar o navegador Tor para ocultar as suas atividades.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech