1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Malware sobre computador

 

Foi recentemente descoberto que um grupo de hackers com ligações ao governo chinês encontra-se a usar uma falha no leitor multimédia da VLC para infetar sistemas. Este ataque parece ser focado para campanhas de espionagem e contra entidades não governamentais em pelo menos três continentes diferentes.

 

De acordo com os investigadores da empresa de segurança Symantec, os atacantes encontram-se relacionados com um grupo conhecido como “Cicada”, o qual se encontra em atividade faz mais de 15 anos – pelo menos desde 2006, tendo já alterado de nome várias vezes.

 

Os investigadores afirmam que esta campanha em específico terá começado em meados de 2021, mas ainda se encontrava ativa em Fevereiro de 2022 e, possivelmente, nos dias de hoje.

Acredita-se que o grupo esteja a usar o VLC para infetar os sistemas e ativar o malware nos mesmos, que depois são usados para distribuir outro género de malware – como spyware, ransomware, etc.

 

O grupo cria versões modificadas do VLC, focadas para serem distribuídas sobre as entidades em foco para o ataque. Estas versões contam com ficheiros modificados especificamente para ativar o malware nos sistemas, enquanto que o programa continua a funcionar na normalidade.

 

Uma grande parte das vitimas desta campanha parecem ser entidades relacionadas com governos de vários países, bem como entidades não governamentais no setor da educação e religioso.

 

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech