1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Proton VPN logo

 

Numa altura em que países como o Irão e a Rússia encontram-se a aplicar medidas de censura em plataformas VPN, a Proton decidiu lançar uma nova funcionalidade criada exatamente para evitar isso.

 

A Proton VPN conta agora com uma nova funcionalidade focada em evitar censura em países autoritários, conhecida como “Stealth”, e que permite mascarar o tráfego da VPN – fazendo-o passar como tráfego legitimo de uma ligação invés de ser algo associado a VPNs. Esta novidade encontra-se disponível tanto para os utilizadores da versão gratuita como paga da plataforma.

 

Segundo a empresa, este novo sistema dá uma nova abordagem à tecnologia WireGuard. Invés de usar as ligações via UDP, que podem ser rapidamente identificadas como tráfego de VPN, este sistema usa o WireGuard sobre TLS, na porta 443. Basicamente, o tráfego da VPN é assim mascarado como sendo tráfego web regular, sobre a mesma porta que é usada para ligações seguras em HTTPS.

 

Com esta medida, é consideravelmente mais complicado para as autoridades identificarem o tráfego originário de VPNs, uma vez que este encontra-se mascarado como sendo tráfego web regular. Para os utilizadores, certamente que isso terá vantagens, já que será uma forma de se evitar censura e garantir ainda mais proteção.

 

Para já, este sistema encontra-se disponível apenas para a aplicação para Android no Proton VPN, mas espera-se que venha a chegar ao iOS, Windows e macOS em breve. O Android foi dado como prioridade tendo em conta que é uma das principais formas de acesso por quem usa este sistema nos países como a Rússia.

 

É importante notar, no entanto, que nenhum sistema é infalível. Mesmo que o tráfego esteja oculto sobre ligações seguras como tráfego web regular, ainda podem existir formas de se identificar o mesmo como sendo de uma VPN, aplicando medidas para tal. No entanto, a Proton afirma ter verificado um aumento de ligações em países como a Rússia e o Irão, onde este género de tráfego é normalmente bloqueado, o que confirma que o sistema está a funcionar como se espera.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech