1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Open Source sobre fundo colorido

 

Software open-source possui várias vantagens, e para alguns podem ser pontos importantes a ter em consideração. No entanto, existem cada vez mais empresas que não estão a adotar este género de software, em parte devido a receios de segurança.

 

Segundo um estudo realizado pela VMware, existem cada vez menos empresas a adotar software open source, tendo como principal razão os receios em nível de segurança que o uso deste software pode trazer. As empresas receiam que, em muitos casos, o uso deste género de software pode levar as mesmas a um maior risco de ataques ou de ficarem expostas a falhas.

 

No relatório do estudo, 53% das empresas entrevistadas apontam que possuem receios sobre o uso do software open source devido a ciberataques. No entanto, este não é o único motivo pelo qual o software não é mais largamente usado.

Um dos maiores entraves para as empresas adotarem software open source tem vindo a ser a falta de suporte para além do comunitário, com soluções que sejam focadas especialmente para empresas ou que tenham um determinado nível de garantias.

 

A vantagem dos softwares open source é também uma das suas falhas, já que as correções ou bugs são muitas vezes avaliados pela própria comunidade – e em muitas situações, essas correções podem demorar semanas ou meses a serem lançadas, se o forem de todo. Além disso, existe ainda uma falta do nível de qualidade que se espera – nada garante que o software vai funcionar.

 

estudo sobre software open source

 

60% das empresas que responderam ao estudo apontam que teriam interesse em ter acesso imediato a patches de segurança quando disponíveis, e com níveis de qualidade aceitáveis. Já 41% das empresas afirmam que não estão confiantes que software open source possa garantir total segurança dos seus sistemas.

 

Não existe como negar que o software open source possui um patamar importante para a comunidade em geral, tanto a nível individual como para empresas. No entanto, neste último caso, os requisitos a nível da qualidade e segurança são consideravelmente mais elevados, algo que open source parece ainda não ter corrigido.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech