1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

software open source

 

Não existe como negar que software open source tem vindo a ter um grande impacto no desenvolvimento de aplicações no mercado, e de acordo com um recente estudo, este encontra-se – de uma forma ou de outra – em praticamente todos os programas que estão atualmente disponíveis no mercado.

 

De acordo com os dados da GitHub Octoverse 2022, cerca de 90% das maiores empresas da lista da Fortune 100 usam algum género de software open source (OSS). Este valor é consideravelmente superior ao que era registado em 2012, onde as mesmas empresas apenas usavam este género de software para aplicações nos seus servidores.

 

Os dados do estudo apontam que, apenas este ano, foram feitos no GitHub mais de 413 milhões de contribuições para software open source, sobre quase mais de 94 milhões de utilizadores no total.

 

Além disso, o uso de software Open source com fundos comerciais também terá aumentado neste período. Hoje em dia, praticamente um terço das empresas da Fortune 100 contam com algum género de programa para adoção de software open source.

 

No entanto, nem tudo é positivo. Apesar de o uso de software open source ter aumentado, ao mesmo tempo ainda existem algumas vulnerabilidades no mesmo. Segundo o estudo "Synopsis Open Source Security and Risk Analysis", de 2022, apesar de as vulnerabilidades em software open source terem caído 3% no período de um ano, cerca de 80% do código analisado ainda continha pelo menos uma vulnerabilidade ativa.

 

Apesar disso, a percentagem de vulnerabilidades consideradas de elevado risco caiu quase 11% no mesmo período. Em parte, é possível que as vulnerabilidades neste género de software se devam também à falta de contribuições e atualizações, uma vez que 88% da base do código analisado não receberam atualizações nos últimos 24 meses.

 

É importante ainda ter em conta que, mesmo em software que não é open source, de alguma forma podem ser usados códigos associados com aplicações neste formato, que contribuem para o uso.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech