1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

AMD Radeon evento das Radeon RX 7900 XTX

 

A NVIDIA pode ter surpreendido com o desempenho das suas novas placas RTX 4000, mas a AMD parece não querer ficar atrás, tendo agora confirmado as primeiras placas da arquitetura RDNA 3.

 

Durante o evento da empresa, que se realiza hoje, foram apresentadas as novas placas Radeon RX 7900 XTX e RX 7900 XT, os dois modelos de topo da empresa baseadas na arquitetura RDNA 3.

A CEO da AMD, Dr. Lisa Su, veio a palco revelar a nova geração de placas da empresa, que prometem até 54% mais desempenho por watt do que a geração anterior. A mesma afirma que a AMD encontra-se focada em fornecer o melhor desempenho possível de todas as usa novas gerações de produtos, juntamente com razoáveis usos de energia – uma clara referência aos problemas que têm vindo a surgir do lado da NVIDIA com os seus modelos mais avançados.

 

Segundo Su, a nova arquitetura RDNA 3 permite que a nova geração de placas tenham chips bastante modulares, que lhes garante a possibilidade de serem usadas para versões mais reduzidas de forma relativamente simples. A empresa pode rapidamente adaptar os chips conforme os modelos que pretenda lançar – relembrando que as novas placas contam com chiplets de 5nm para a GPU e 6nm para a cache de memória.

 

A empresa afirma que as novas placas são capazes de atingir até 61 teraflops de capacidade de processamento, um considerável aumento face aos 23 TFLOPs que eram prometidos da RDNA 2. Esta suporta ainda até 24 GB de memoria GDDR6.

 

desempenho das novas placas segundo a amd

 

A RX 7900 XTX será o modelo mais avançado da linha, contando com os 24 GB de memória VRAM, enquanto que a 7900 XT vai contar com apenas 20 GB. Ambas as placas contam com um design bastante similar ao da geração anterior, mas com ventoinhas visivelmente maiores e um cooler ligeiramente mais reduzido em tamanho total.

 

A empresa sublinha ainda que as novas placas devem contar com melhorias a nível do ray tracing, com 50% de desempenho acima do que era registado na geração anterior. Vão ainda contar com suporte para a tecnologia Radiance Display Engine,, juntamente co capacidade para gaming a 4K e a 480Hz, ou 165 Hz em 8K. A RX 7900 XTX  conta ainda com um TDP de 355W.

 

Quanto ao modelo Radeon 7900 XT, esta é uma versão ligeiramente reduzida da placa de topo, contando com 84 núcleos, frequência base de 2 Ghz, 20 GB de memória VRAM, e consumo de energia de 300W.

 

Espera-se que ambas as placas cheguem ao mercado internacional a 13 de dezembro, com a RX 7900 XTX por 999 dólares e a RX 7900 XT saindo por 899 dólares.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech