1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Malware no Discord com fundo de código verde

 

Os utilizadores do Discord devem ficar atentos a um novo malware que tem vindo a propagar-se em força sobre a plataforma. Apelidado de "AXLocker", este novo malware é capaz não apenas de encriptar os ficheiros do sistema onde seja instalado (ransomware), mas também de roubar os dados do Discord no processo.

 

Os utilizadores que tenham o Discord instalado nos seus sistemas usam uma versão do cliente que apenas guarda o token de acesso à conta. Ou seja, os dados de acesso apenas são usados no primeiro pedido feito no login do Discord, sendo que depois disso, a informação guardada é um token – que permite realizar os pedidos para a conta dos utilizadores invés de se enviar a senha.

 

De acordo com os investigadores da empresa de segurança Cyble, foi recentemente descoberto um novo malware que, além de agir como ransomware para o sistema dos utilizadores, acaba também por se focar em roubar dados de login no Discord, mais concretamente o token usado para o acesso.

 

Na parte do ransomware, não existe muita diferença para qualquer outro ransomware similar: o programa avalia as extensões de ficheiros e bloqueia os mesmos, exigindo aos utilizadores o pagamento para reaverem o acesso aos mesmos. No entanto, é nas particularidades deste ransomware que existe a diferença.

 

Durante a encriptação dos ficheiros, o mesmo tenta recuperar o token do Discord em particular – caso a aplicação esteja instalada no sistema – enviando os dados para os sistemas dos criminosos. O ransomware é capaz de procurar este token sobre diferentes locais, seja nos tradicionais usados pela aplicação oficial do Discord ou também nos dados guardados por navegadores como o Chrome, Brave, Opera e Yandex.

 

O ransomware foca-se sobretudo para utilizadores individuais, e não propriamente empresas, e sobretudo para utilizadores que façam uso do Discord em algum formato. Uma vez com acesso às contas do Discord, os criminosos podem proceder ao envio de spam ou de links maliciosos para os amigos na conta.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech