1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Twitter app smartphone

 

As alterações que Elon Musk está a realizar sobre o Twitter estão a ser vistas por dois lados opostos. Por um lado temos os que apoiam a medida de maior transparência para a plataforma e regras mais "relaxadas" a nível de moderação. Por outro, existe quem considere que a plataforma está a mudar para pior, e que vai tornar-se u meio sem censura e ainda mais tóxico.

 

Com isto, muitos utilizadores estão a começar a sair da plataforma, à procura do que será o "próximo Twitter". Isto abre portas também para outras empresas poderem criar versões alternativas do Twitter, ou até mesmo clones, mas não é inteiramente isso que está a acontecer.

 

Certamente que existem plataformas alternativas ao Twitter, como é o caso do Mastodon, mas estas plataformas, embora tenham conceitos similares, ainda são consideradas algo distantes do que é o Twitter na sua essência. Podem ser uma boa alternativa para quem procura sair da rede, mas ao mesmo tempo, não são um "clone".

 

No entanto, encontrar uma plataforma que forneça uma experiência idêntica ao Twitter pode ser complicado, em parte tendo apenas por base a própria popularidade das plataformas. Não existe como negar que o Twitter possui uma das maiores bases de utilizadores atualmente existentes, em comparação com as alternativas.

 

Segundo os dados da empresa Statista, o Twitter conta com mais de 238 milhões de utilizadores ativos diariamente. Este valor é consideravelmente acima do que qualquer outra plataforma pode fornecer para alternativa.

 

A plataforma mais próxima disso será o Tumblr, que conta atualmente com cerca de 135 milhões de contas ativas, mas não possui o mesmo formato de funcionamento que o Twitter. Ao mesmo tempo, plataformas como o Mastodon ainda estão a dar os seus primeiros passos a nível de números de utilizadores, que têm vindo a aumentar, mas longe de atingirem os valores do Twitter – o Mastodon conta com cerca de 3.6 milhões de utilizadores ativos.

 

dados de utilizadores ativos no Twitter e alternativas

 

Qualquer empresa que venha a investir consideravelmente numa plataforma social "clone" do Twitter terá um longo e duro trabalho pela frente, não apenas para suportar a onda de novos utilizadores, mas também para manter os mesmos ativos na plataforma.

E, este processo, não será fácil para nenhuma entidade. Temos o exemplo da Google, que apesar de todos os seus recursos, tentou desenvolver uma rede social como o Google Plus, acabando por nunca ter atingido margens de sucesso substancial.

 

Obviamente, isto não quererá dizer que o Twitter não poderá ter rivais no mercado. Desde que Musk entrou na direção temos visto cada vez mais utilizadores a abandonarem a plataforma por alternativas – com o Mastodon a liderar as preferências para muitos. Mas ao mesmo tempo, ainda não existe uma plataforma que se considere o "clone perfeito" do Twitter para ser usada ativamente.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech