1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Gmail com mensagem confidencial

 

O Gmail tem vindo a receber algumas funcionalidades focadas na privacidade e segurança, sendo que uma das mais recentes encontra-se no novo modo Confidencial de emails.

 

Esta nova funcionalidade permite eu os utilizadores tenham formas de encriptar os conteúdos das mensagens antes de os enviarem para os destinatários, garantindo que apenas os mesmos terão acesso aos conteúdos dos emails.

 

Esta funcionalidade pretende ser uma forma de garantir que apenas as pessoas corretas possuem acesso às mensagens, mas também como forma de enviar conteúdos potencialmente sensíveis, e que podem mesmo ser configurados para expirar ao fim de um determinado tempo.

Ao ativar o modo confidencial, os destinatários não terão a opção de encaminhar, copiar, imprimir ou transferir a mensagem, além de proteger a mensagem sobre um código SMS.

 

Para já, a funcionalidade apenas se encontra disponível entre utilizadores do Gmail e dentro da plataforma Workspace, mas alguns utilizadores ainda podem ter dúvidas sobre como ativar a mesma.

 

Para começar, basta escrever o email como qualquer outra mensagem. Antes do envio, deve-se então carregar no botão da barra de edição do "Modo Confidencial", onde passa a ser possível configurar os parâmetros do mesmo.

 

mensagem confidencial no gmail

 

O utilizador pode configurar diferentes opções para a mensagem, desde a data de tempo limite onde a mensagem vai estar disponível, e também se é necessário a validação por código SMS para o acesso.

 

mensagem de configuração do email confidencial

 

Feito isto, é apenas necessário enviar a mensagem na normalidade. O email será então recebido pelo destinatário contendo a indicação de ser uma mensagem encriptada.

 

mensagem confidencial exemplo de funcionamento

 

Dependendo da configuração, os utilizadores terão de desbloquear o acesso, sendo que o email será automaticamente bloqueado depois de ser atingido o período de validade do mesmo – que pode ser entre 1 dia e 5 anos.

 

Esta funcionalidade pode ser bastante útil para o envio de mensagens importantes dentro de uma empresa ou para outros utilizadores do Gmail, sobretudo contendo dados sensíveis que não são recomendados de permanecer acessíveis constantemente no email.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech