1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Google com imagem de proteção

 

A Google confirmou que vai introduzir uma nova funcionalidade de segurança para as contas da empresa, capaz de identificar quando os emails dos utilizadores tenham sido partilhados na dark web.

 

Durante o evento Google I/O, a empresa confirmou que este novo sistema de monitorização irá realizar o scan de várias fontes na dark web, de forma a identificar quando o email ou dados sensíveis dos utilizadores tenham sido partilhados na mesma.

Esta nova funcionalidade vai ficar brevemente disponível para todas as contas do Gmail nos EUA, ajudando os utilizadores a garantir uma camada adicional de segurança. No caso da empresa identificar que uma conta pode ter sido comprometida, ou que se encontra listada na dark web, os utilizadores são notificados com medidas a tomar para melhorar a segurança.

 

Google proteção da dark web

 

Este sistema irá funcionar de forma similar ao que já se encontra no sistema de Gestor de Senhas da Google, que alerta os utilizadores quando um serviço tenha sido comprometido ou esteja em uso uma senha de baixa segurança. No entanto, a ideia da Google para este sistema vai um pouco mais longe.

Regularmente, contas atacadas de email são vendidas na dark web juntamente com vários dados pessoais dos utilizadores. Entre os dados podem encontrar-se senhas e outras informações importantes, mas o simples facto de o email estar listado na dark web pode permitir o aumento das ameaças para os utilizadores – desde phishing a scams.

 

Esta nova funcionalidade pode ajudar a garantir uma camada adicional de segurança para as contas dos utilizadores. De notar que a funcionalidade vai encontrar-se disponível apenas nos EUA, embora a Google afirme que deverá disponibilizar a mesma para mercados selecionados de forma internacional durante os próximos meses.

 

A empresa confirmou ainda que a proteção de spam, que normalmente se encontra disponível para o Gmail, irá brevemente ficar disponível também para o Drive. Isto deverá evitar que a plataforma possa ser usada para o envio de conteúdos de spam, uma prática que tem vindo a aumentar consideravelmente nos últimos meses.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech