A aplicação Handbrake é uma das mais conhecidas para a conversão entre diferentes formatos de vídeos, bem como para comprimir conteúdos multimédia. E depois de quase um ano sem grandes novidades, a nova versão do Handbrake 1.6.0 encontra-se agora disponível.
Esta nova versão chega com várias melhorias, algumas das quais tinham vindo a ser pedidas pelos utilizadores ao longo dos tempos. Entre as grandes novidades encontra-se agora o suporte para o codec de vídeo AV1, que agora pode ser processador diretamente com a codificação feita via software.
Infelizmente a nova versão ainda não permite que a codificação seja feita em nível de hardware, para suportar as mais recentes placas da AMD e NVIDIA – que contam com suporte para este género de codificação. Todo o processo continua a ser feito via software, e portanto será consideravelmente mais lento, mas o suporte encontra-se agora integrado.
Foi ainda adicionado suporte para a codificação de VP9 de 10 bits, NVENC HEVC de 10 bits e VCN HEVC de 10 bits. Como seria de esperar também, foram realizadas várias correções em nível de bugs e feitas otimizações para tornar todo o uso da aplicação mais simples e rápido.
Os interessados podem descarregar a nova versão diretamente do site do projeto ou verificarem a lista de alterações completas no GitHub.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!