1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

TikTok app em smartphone

 

O TikTok tem vindo a encontrar-se sob uma forte pressão das autoridades, em parte devido à possível recolha de dados que ocorre na plataforma, e das ligações da entidade com o governo da China.

 

Apesar de a empresa ter vindo a tentar dar garantias sobre como os dados dos utilizadores se encontram protegidos, existem ainda fontes que indicam que o contrário pode estar a acontecer. Recentemente, o portal The Washington Post revelou que fontes próximas do TikTok indicam que existem falhas sobre os programas que a empresa se encontra a aplicar para garantir a privacidade dos utilizadores.

 

O whistleblower revelou que alguns dos projetos do TikTok, focados em garantir a privacidade dos dados dos utilizadores da rede social, possuem falhas que ainda podem permitir às autoridades da China obterem acesso a dados sensíveis dos mesmos.

Um desses será o "Project Texas", um projeto da rede social focado em garantir mais privacidade de dados para os utilizadores nos EUA. Este ainda pode conter falhas que poderão permitir o acesso a dados dos utilizadores do TikTok por parte de entidades na China.

 

Em causa estaria os dados que a plataforma poderia partilhar com a app Toutiao, da Bytedance, e que poderiam ser igualmente controlados pelo governo da China. No entanto, face a estas acusações, o TikTok indica que as mesmas são infundadas, e que a mudança dos sistemas da rede social para servidores da Oracle será o suficiente para comprovar a privacidade, uma vez que os dados deixam de ter qualquer relação com os sistemas da Toutiao.

 

De notar que, ao longo dos meses, o TikTok tem vindo a indicar que não existe qualquer relação entre a empresa e o governo da China, e tecnicamente não existem evidências que tal esteja realmente a acontecer. Ao mesmo tempo, a Bytedance possui também uma app similar ao TikTok, a Douyin, que é focada apenas para os utilizadores na China e tendo em conta a legislação deste pais – que não recebe ou partilha dados com a app principal do TikTok.

 

No entanto, estas revelações não surgem numa das melhores alturas para o TikTok, que ainda se encontra a sentir a pressão das autoridades dos EUA, as quais estão a analisar a possibilidade de ser aplicado um bloqueio nacional da app.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech