1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Linux Lite

 

Nem todos podem usar sistemas com características "premium", ou poderão querer dar uma segunda vida a um computador que esteja para o campo. Para estes, o Linux é uma solução, e em particular o Linux Lite é uma das distribuições mais reconhecidas para tal.

 

Esta distro encontra-se agora a receber uma nova versão, que chega com ainda mais novidades, e mantendo a ideia de "menos é melhor". O Linux Lite 6.4 encontra-se agora disponível, sendo que conta com várias novidades para otimizar o sistema ainda mais para máquinas antigas ou limitadas a nível de hardware.

 

Segundo a lista de alterações desta nova versão, o Linux Lite 6.4 agora é capaz de funcionar corretamente em sistemas com apenas 768 MB de RAM e um processador de 1 GHz. No entanto, estes são os requisitos mínimos, sendo que os recomendados avançam para um processador de 1.5 GHz e 1 GB de RAM. A nível de espaço em disco é necessário no mínimo 8GB, mas são recomendados 20 GB.

 

As aplicações que se encontram dentro da distribuição, como é o caso do Chrome, LibreOffice e as aplicações nativas, também foram atualizadas para as mais recentes. No caso das aplicações "Lite" – nativas da distro – estas foram também otimizadas para serem mais rápidas e leves no sistema.

 

No entanto, ainda existem alguns problemas a serem tidos em conta. Para começar, a distro ainda se encontram com o kernel Linux 5.15.0-69, que se encontra algo atrás da versão mais recente. Isto pode causar alguns problemas de compatibilidade com hardware moderno, no entanto, a ideia desta distribuição é ser exatamente focada em sistemas mais antigos.

 

Por fim, existem ainda alguns itens da interface que não se encontram corretamente traduzidos, estando apenas em Inglês e com referências ao Ubuntu – a distribuição base no qual esta é baseada.

 

No final, é certamente uma boa atualização para quem procura algo simples, leve e que possa correr em praticamente qualquer sistema.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech