1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Google tensor chip

 

A Google recentemente começou a apostar nos seus próprios processadores para os dispositivos mais recentes, e espera-se que a tendência venha a manter-se durante os próximos tempos. Com isto, o Pixel 8 e 8 Pro, que estão previstos de chegar no segundo semestre de 2023, devem também contar com estes chips.

 

A novidade seria o Tensor G3, a nova versão que vai chegar ao mercado, e que deve ser produzida em 4 nm pela Samsung. Se tivermos em conta os rumores, é possível que a empresa se mantenha a par com a Samsung pelo menos até 2024, continuando a produção dos seus chips na mesma, antes de voltar à TSMC.

 

Os rumores indicam que a Google terá adotado a produção da Samsung por ser mais barata que a existente na TSMC, sob os waffers de 4 nm. A Samsung apresentou preços mais competitivos neste campo, que fundamentalmente terão levado a Google a optar pela mesma.

 

O acordo entre as duas partes estaria preparado até 2024, altura em que depois a Google terá de realizar uma decisão: ou se mantêm sobre a Samsung, ou altera o processo de fabrico dos seus chips dedicados para a TSMC.

 

De relembrar que as duas primeiras gerações de chips Tensor e Tensor G2 foram produzidos em 5 nm. No entanto o Tensor G3 deve finalmente adotar os 4 nm, sendo que os waffers da Samsung são consideravelmente mais baratos.

No entanto, os chips da Samsung também são conhecidos por terem um rendimento inferior aos da TSMC, portanto existe uma contrapartida que a Google deverá ter em conta.

 

Se tudo correr como esperado, o Tensor G4, presente no Pixel 9 de 2024, iria já ser produzido pela TSMC. Obviamente, isso pode sempre alterar-se, e a Google pode continuar com a Samsung caso os custos ainda sejam elevados.

 

Por sua vez, o Tensor G5, que seria produzido já em 3 nm, pode ter um salto de desempenho ainda maior. A Samsung já confirmou que se encontra a desenvolver esta tecnologia, mas ainda resta saber se irá ser atrativa para empresas como a Google.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech