A nova versão do Debian 12, conhecida como "bookworm", encontra-se prevista de ser lançada durante a próxima semana, no dia 10 de Junho. A ideia será que esta versão vai focar-se ainda mais na estabilidade – algo pelo qual o Debian é já conhecido.
No entanto, apesar desta promessa, parece que esta versão ainda se encontra com alguns problemas por resolver. Isto porque, de acordo com a lista de bugs do sistema, ainda existem mais de 100 bugs conhecidos que estão por resolver – isto a menos de uma semana da versão final, supostamente, ser lançada.
Paul Gevers, do projeto Debian, afirma que o lançamento vai acontecer, independentemente do número de bugs existentes. Na realidade, o mesmo afirma que, depois do sistema ser lançado, este valor deve aumentar ainda mais, conforme mais utilizadores também instalem o sistema nos seus dispositivos. Espera-se no entanto que as correções venham a ser lançadas nas semanas seguintes, para todos os bugs entretanto conhecidos.
O mesmo afirma ainda que todos os bugs considerados "críticos" vão ser listados na lista de alterações do sistema, portanto os utilizadores podem avaliar se compensa ou não o upgrade para cada caso.
O Debian 12.1 encontra-se previsto de chegar em meados de Julho, portanto, os utilizadores que optem antes pela estabilidade, podem sempre aguardar pela chegada desta versão invés de atualizarem de imediato para a versão inicial.
Apesar de o Debian não ser a versão do Linux mais popular no mercado, é uma das que outras distribuições são baseadas. Como exemplo, o Ubuntu, atualmente a distro mais usada no mercado, é baseada no Debian, e o Linux Mint é baseado no Ubuntu – e consequentemente, no Debian.
O TugaTech irá estar atento a todas as novidades do Debian 12, portanto fique atento a novidades em breve.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!