O Windows XP marcou uma geração de utilizadores, e se existe algo que gera imediatamente o efeito de nostalgia é o mais reconhecido wallpaper do mesmo. Conhecido como Bliss, o monte verde que se encontrava por padrão em todas as instalações do Windows XP é ainda reconhecido como um dos melhores – e mais icónicos – wallpapers do Windows.
Capturado por Charles O'Rear, em Janeiro de 1996, usando a sua câmara Mamiya RZ67, o mesmo vendeu os direitos da imagem para a Microsoft em 2000. Desde então, esta tornou-se a imagem de marca do Windows XP.
No entanto, para quem tente usar a imagem original do Bliss nos monitores atuais, possivelmente vai ter alguns problemas. A qualidade da foto original era boa para a altura, em que os monitores ainda mantinham uma resolução relativamente pequena.
Mas numa era de ecrãs 4K e Full HD, existe uma perda considerável de detalhes. Infelizmente, da imagem original, pouco mais se consegue extrair. No entanto, a equipa de design da Microsoft deixou uma pequena surpresa para os fãs do wallpaper.
A equipa do Microsoft Design divulgou no site oficial da divisão uma imagem recriada do Bliss, adaptada para a era atual. A imagem conta com ligeiras alterações, mas continua a manter o efeito de nostalgia para qualquer um que tenha usado o Windows XP na sua altura.
Os utilizadores interessados podem verificar a imagem original no site da entidade. E aproveite e veja também outras das criações do grupo, que são igualmente interessantes para analisar a história da empresa.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!