A Meta encontra-se a revelar um conjunto de novas funcionalidades de controlo parental para as suas plataformas, no Facebook, Instagram e no Messenger. Neste último existe ainda um novo painel de supervisão parental.
A ideia da Meta com as novas alterações passa por fornecer meios de permitir aos utilizadores garantirem mais segurança dos menores em plataformas como o Messenger e Instagram, dando mais controlo sobre as mensagens recebidas e evitando conteúdos potencialmente nocivos para os mesmos.
As novas funcionalidades vão contar com um novo sistema de bloqueio de mensagens diretas, para o Messenger e Instagram, que impedem utilizadores desconhecidos de enviarem mensagens para os menores.
Quem esteja a supervisionar as contas dos menores, terá mais capacidade para avaliar o que os mesmos se encontram a realizar nas suas atividades online. Terão também mais capacidade para controlar os conteúdos que os menores poderão aceder dentro da plataforma e os contactos que poderão ser mantidos.
A ideia aplica-se também no Instagram, que nos últimos meses tem vindo a integrar novas formas de bloquear interações potencialmente indesejadas entre menores e adultos. Uma das novidades encontra-se na capacidade de permitir o envio de mensagens de chat para os diferentes contactos em “modo texto”, onde apenas conteúdos de texto podem ser enviados. Isto previne que conteúdos potencialmente nocivos sejam enviados em imagens, áudios ou vídeos.
A Meta encontra-se ainda a introduzir uma nova funcionalidade para ajudar a reduzir o tempo que os menores passam na plataforma. Esta nova funcionalidade vai aplicar limites de tempo para os mesmos, alertando quando estes necessitem de realizar uma “pausa” – medida que vai aplicar-se em todas as plataformas da Meta.
Os menores que estejam a ver Reels durante a noite também serão alertados para descansarem durante este período.
Estas novas funcionalidades devem começar a chegar às contas da plataforma durante os próximos meses – para já, estão a surgir sobretudo para contas nos EUA e Canadá.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!