Boa noite a todos.
Sou novo por aqui no forum mas talvez muitos me conheçam de outros fóruns à alguns anos (que infelizmente foram fechando ao longo dos tempos) e devido a outros hobbies fui-me afastando mais da informática.
Mas vamos ao que interessa.
Deparei-me recentemente com algo estranho após uma atualização do Windows 10 ou algum virus em que levou o meu I7 6700K a ter comportamentos algo fora do normal no meu uso, no que toca às temperaturas.
O que tenha sido, alterou-me os valores todos na BIOS já que passou quase tudo para AUTO. O que eu até à 1 mês conseguia ter temperaturas a subirem progressivamente com o uso (como é normal acontecer) a começarem muito baixas e irem subindo conforme a utilização do CPU, rondavam sempre os 15 a 27º em iddle (temperaturas que eram medidas no programa da ASUS programa da direita) e 45 a 50º em full load a jogar durante horas mas daí não passavam.
Após o que relatei, as temperaturas começaram a ter picos absurdos do nada e constantemente saltavam dos 38 para os 77º sem fazer nada. Mal ligava o pc, as temperaturas já estavam logo em valores absurdos.
Todos os anos faço manutenção do sistema de watercooling, limpo interna e externamente os 2 radiadores e os blocos, aplico pasta térmica nova, ventoinhas limpas, liquido novo e calhou o problema coincidir com a manutenção mas vim a confirmar que não era do sistema precisar de limpeza.
Formatei e instalei tudo de raiz mas também não era daí o problema.
Decidi fazer undervolting ao CPU tanto na BIOS como usando o throttlestop e foi como controlei mais ou menos bem as temperaturas para andarem dentro quase do que eram mas neste caso tive que reduzir e muito a voltagem, algo ainda se passa porque não estão como deviam de estar e que ligo o pc, desliga-se durante uns segundos e volta a ligar e arrancar "normal".
Temperaturas atuais mais ou menos controladas
Temperaturas Max no Core temp foi quanto chegaram com 85% de load a correr um jogo