Em meados de Maio, a NVIDIA revelou a nova RTX 4060, o que inclui também a RTX 4060 Ti dentro da mesma série. No entanto, apesar de toda a antecipação feita sobre este modelo, a 4060 Ti foi recebida com algumas críticas, sobretudo a nível das características e o desempenho final que fornece.
Entre as principais críticas encontra-se o facto que o modelo é apenas 10% superior em desempenho à 3060 Ti, enquanto continua a fornecer apenas 8GB de VRAM. Isto é considerado por muitos como inaceitável para uma gráfica lançada em 2023 e que pretende custar à partida 400 dólares. Com isto, praticamente todas as análises feitas à placa acabam com a não recomendação para compra.
Felizmente, o modelo regular da 4060 obteve melhores resultados que a versão Ti, ao mesmo tempo que se encontra disponível a um preço mais acessível – o que também contribuiu para os pontos positivos das reviews feitas na mesma.
No entanto, parece que a NVIDIA não se encontra a ditar o fim do modelo Ti, tanto que agora existem rumores que uma versão da RTX 4060 Ti com 16 GB de VRAM pode estar em desenvolvimento. Esta placa iria ter o custo final de 499 dólares – no mercado norte-americano – mas deverá contar com melhorias que a tornam uma excelente opção alternativa à 4060 Ti de apenas 8GB de VRAM.
Muitos parceiros da NVIDIA parecem igualmente entusiasmados em disponibilizar a placa gráfica, sobretudo tendo em conta a má receção do primeiro modelo. No entanto, para já, todas as informações conhecidas sobre esta placa ainda partem apenas de rumores, portanto muito se pode ainda alterar até à chegada da versão final.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!