As autoridades da Noruega confirmaram ter sido alvo de um ataque informático, que afetou doze dos ministérios do pais. De acordo com as autoridades de Oslo, o ataque ainda não foi reivindicado e desconhece-se o impacto final que poderá ter.
Erik Hope, diretor da agência governamental norueguesa, revelou que o ataque explorou uma falha em software de terceiros, sem avançar detalhes sobre qual o software em questão ou o impacto do mesmo.
No entanto, o diretor afirma que a falha encontra-se a ser explorada ativamente para ataques, de origem ainda desconhecida. A investigação ainda se encontra a decorrer, sendo cedo para referir detalhes sobre o impacto dos ataques nas infraestruturas.
No entanto, apesar da confirmação do ataque, o Governo da Noruega e os seus serviços aparentam encontrar-se operacionais. Isto inclui os vários setores que foram afetados pelo ataque, visto usarem plataformas dedicadas para as suas operações do dia a dia.
De relembrar que esta não é a primeira vez que a Noruega é alvo de ataques informáticos. Em 2020 e 2021, um grupo conhecido como “Fancy Bear” terá realizado ataques contra várias instituições do pais. Este grupo possui ligações com os serviços de informação da Rússia.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!