O GitHub encontra-se a disponibilizar a nova funcionalidade de passkeys para todas as contas da plataforma, permitindo aos utilizadores adicionarem uma camada extra de segurança nas mesmas.
A ideia das passkeys passa por deixar de lado a necessidade de uma senha para acesso às contas, usando outros meios de verificação físicos, como a autenticação via os dispositivos móveis ou uma chave de segurança.
Este sistema previne em grande parte ataques de phishing e de roubo de dados, que poderiam usar, de outra forma, as senhas para acesso. Além disso, deixa de ser necessário para os utilizadores terem de se lembrar das senhas para acesso às contas.
O GitHub, sendo uma das maiores plataformas na internet usada por programadores, certamente que pretende garantir a segurança dos projetos e contas na sua plataforma. E a pensar nisso, depois de alguns meses em testes, o sistema de passkeys encontra-se agora disponível para todos os utilizadores.
Os utilizadores podem configurar as passkeys das suas contas via as definições das mesmas, garantindo assim uma camada adicional de segurança. Para quem esteja a registar as mesmas pela primeira vez, terá a capacidade de juntar diferentes passkeys em diferentes dispositivos.
Para quem já usava chaves de segurança anteriormente, terá a capacidade de realizar o “upgrade” do sistema.
A ter em conta que as passkeys encontram-se a tornar cada vez mais um método de login seguro para as contas dos utilizadores na internet, tanto que empresas como a Microsoft e a Google também já aplicam as mesmas nas suas próprias plataformas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!