A Google confirmou que, a partir de hoje, todas as contas da sua plataforma vão começar a usar, por padrão, o sistema de passkeys. Isto foca-se na ideia da empresa em começar a adotar este formato de autenticação invés do tradicional uso de senhas.
Depois de criarem as suas contas, e de terem dispositivos com suporte a passkeys sincronizados nas suas contas, os utilizadores podem rapidamente usar o sistema para realizar o login nas mesmas.
A empresa sublinha que tem vindo a receber um bom feedback dos utilizadores desde que começou a implementar o sistema de chaves de acesso nas contas Google, no início do ano. Vários utilizadores começaram a adotar esta forma de autenticação para mais segurança nas suas contas.
Os passkeys devem começar a ser usados para todas as novas contas da Google, mas ao mesmo tempo, a empresa vai também começar a incentivar mais utilizadores a ativarem o passkeys nas suas próprias contas existentes atualmente. Portanto, os utilizadores podem começar brevemente a ver mais notificações para ativarem esta funcionalidade.
De relembrar que as passkeys, também conhecidas como chaves de acesso, estão ligadas diretamente a dispositivos específicos, seja smartphones, computadores, tablets ou chaves físicas. Estas permitem realizar a autenticação de forma direta, sem que seja necessário uma senha – e como é sempre necessária a validação do dispositivo para entrar, não é possível realizar essa tarefa sem confirmação do utilizador.
Este método de autenticação é consideravelmente mais seguro do que as senhas, visto que nem existe qualquer senha que os utilizadores tenham de se recordar. Como toda a autenticação é feita localmente, é também consideravelmente mais seguro nesse aspeto.
Atualmente praticamente todos os sistemas operativos e navegadores contam com suporte para passkeys, e várias plataformas já começaram a implementar as mesmas nas suas contas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!