A Threads começou oficialmente os testes com a integração do ActivityPub, que permitirá aos conteúdos partilhados na plataforma serem igualmente acedidos em outras plataformas que fazem uso desta rede, como o Mastodon.
Mark Zuckerberg confirmou que a plataforma começou os testes de suporte ao ActivityPub, no que o mesmo considera que será uma medida focada em melhorar a forma como os utilizadores interagem entre si, mesmo que estejam fora da Threads.
Com o suporte a ActivityPub, os utilizadores da Threads podem interagir com conteúdos partilhados em plataformas como o Mastodon, e vice versa. Isto é considerado uma das maiores vantagens para a plataforma, mas até ao momento a integração do lado da Meta ainda não tinha sido ativada.
No entanto, a chegada ao Fediverso era algo que a Meta tinha planeado para a Threads desde a sua criação. Os testes agora a serem feitos apontam para que a novidade pode vir brevemente a ser usada em larga escala.
Esta surge também numa altura em que a Threads se prepara para chegar à Europa, estando a menos de 24 horas de ser aberta aos utilizadores nesta região.
Para já, a integração do ActivityPub ainda se encontra em fase de testes. Zuckerberg afirma que irá começar a permitir que certas mensagens partilhadas na Threads estejam visíveis dentro da rede, abrindo portas para a informação ficar acessível em mais larga escala.
Esta medida surge também depois de vários críticos da Threads terem apontado que a rede nunca iria ativar essa funcionalidade, de forma a manter o controlo da plataforma e de onde os conteúdos se encontram. No entanto, Zuckerberg e Adam Mosseri por várias vezes referiram que o suporte ao ActivityPub seria fundamental para a nova geração de criadores de conteúdos dentro desta plataforma.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!