1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Escova dos dentes

 

Atualmente existem milhares de dispositivos ligados na Internet das Coisas, que possuem uma ligação quase permanente à internet. E isto aplica-se até mesmo em objetos do dia a dia, como escovas dos dentes elétricas.

 

Existem no mercado escovas de dentes inteligentes, que contam com ligação para a internet, de forma a enviarem informações variadas sobre os seus usos. Como tal, terá sido certamente surpreendente quando o site Aargauer Zeitung publicou uma notícia, alegando que 3 milhões de escovas elétricas de uma marca teriam sido usadas para realizar um massivo ataque DDoS.

 

O artigo indicava que as escovas estariam baseadas em software Java, e que os atacantes terão infetado as mesmas com malware para realizar o ataque DDoS em larga escala. O artigo indicava mesmo que os atacantes teriam usado este sistema para realizar um ataque DDoS massivo contra um site na Suíça, que se manteve inacessível durante horas.

 

A história terá sido certamente cativante, e rapidamente vários sites de notícias começaram a publicar a mesma. No entanto, existe um ligeiro problema com a mesma – esta nunca aconteceu.

 

A empresa de segurança Fortnite, que foi indicada no artigo original como a que descobriu o malware, afirma não ter conhecimento de qualquer género de ataque realizado neste formato. Ao mesmo tempo, esta também afirma que não existe, até ao momento, conhecimento de uma rede botnet que tenha como origem escovas dos dentes.

 

Apesar de dispositivos da Internet das Coisas certamente terem a capacidade de realizarem ataques DDoS, caso seja explorados para tal, é altamente improvável que um sistema de escovas dos dentes tenha tal capacidade.

Algumas fontes acreditam que a história original terá sido tirada fora do conceito, ou exageradamente elaborada para dar mais destaque aos leitores, invés de contar com factos.

 

Além disso, não existem atualmente escovas elétricas no mercado que se interliguem diretamente com a Internet. Invés disso, as que existem usam Bluetooth para comunicarem com dispositivos externos, como os smartphones dos utilizadores, que depois são usados para enviar a informação para sistemas remotos.

 

Como sempre, é importante ter em conta a informação que é recolhida e a forma como a mesma é obtida. Muitas vezes, existem portais que optam por partilhar informação sem a devida análise da mesma, o que leva a que dados falsos possam ser transpostos para os leitores.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech