1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Stable Diffusion 3

 

A empresa Stability, responsável pelo modelo de IA “Stable Diffusion”, acaba de revelar hoje a terceira geração da tecnologia. O Stable Diffusion 3 é a mais recente versão do modelo de LLM da empresa, capaz de criar imagens de forma realista a partir de conteúdos de texto.

 

Este novo modelo melhora ainda mais a qualidade dos conteúdos criados, e pretende ser uma tentativa de criar uma alternativa mais avançada que as existentes da OpenAI e da Google.

 

O Stable Diffusion 3 encontra-se baseado numa nova arquitetura, que permite otimizar ainda mais os recursos necessários para correr o modelo de IA – que embora ainda sejam elevados, serão consideravelmente mais reduzidos face à geração anterior do modelo. A empresa não revelou, para já, quando o novo modelo ficará disponível, mas os interessados podem registar-se para obter acesso no site.

 

A empresa afirma que o Stable Diffusion 3 foi criado para tirar ainda mais proveito de novas técnicas de IA, que devem permitir criar imagens com ainda mais realismo, e fieis ao conteúdo original que foi pedido.

O modelo suporta entre 800 milhões de parâmetros diferentes, mas pode atingir os 8 mil milhões nas tarefas mais complexas. Isto permite que o modelo se adapte a diferente hardware, e será também uma das otimizações feitas no mesmo – de forma a ajustar as capacidades do modelo ao hardware onde este se encontra.

 

imagens criadas pelo Stable Diffusion 3

 

A pensar no Sora da OpenAI, este modelo também será capaz de processar e criar vídeos, mas ainda se desconhecem se as capacidades do mesmo nesta área conseguem ultrapassar as existentes no modelo da OpenAI.

 

Ao contrário dos rivais, que se baseiam no uso de APIs, o Stable Diffusion foca-se em permitir que qualquer um possa usar o modelo, tendo conhecimentos e capacidades de processamento para o mesmo.

 

A pensar na segurança, a empresa também deixou claro que foram implementadas medidas para evitar que o Stable Diffusion 3 seja usado para tarefas maliciosas ou para a criação de conteúdos que podem ser vistos como prejudiciais.

 

A empresa espera revelar mais detalhes durante as próximas semanas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech