A Apple encontra-se a apresentar um conjunto de novidades para os seus sistemas, focadas na acessibilidade dos mesmos e como se pode ativar certas funções para ajudar os utilizadores com dificuldades.
Uma das novidades hoje reveladas pela empresa é o novo sistema de tracking pelo olhar, que vai ficar disponível para iPhone e iPad. Esta nova funcionalidade é capaz de usar a câmara frontal dos dispositivos, de forma a analisar para onde os utilizadores se encontram a olhar. Com base nisso, é traduzida em uma ação dentro do sistema.
Desta forma, os utilizadores podem usar o sistema operativo dos dispositivos apenas usando gestos com os olhos. Esta nova funcionalidade vai encontrar-se disponível para todos os dispositivos que tenham o chip A12 ou mais recente, sem a necessidade de qualquer hardware adicional.
A Apple garante que o processo de calibração da funcionalidade demora apenas alguns segundos, e que a empresa vai usar a IA do sistema para ajudar também na tarefa. Este sistema deve ainda funcionar com várias apps de terceiros, tendo em conta que usa a base do próprio iOS e iPadOS para funcionar.
Outra novidade será numa revisão dos atalhos de voz, que vai ajudar os utilizadores a realizarem rapidamente comandos no sistema usando apenas algumas palavras. Com esta funcionalidade, os utilizadores podem rapidamente realizar ações nos seus dispositivos, usando comandos de voz personalizados pelos mesmos.
Quando o sistema se encontra ativo, os utilizadores podem usar os comandos de voz sem terem de ativar primeiro a Siri.
A funcionalidade “Listen for Atypical Speech” irá usar o sistema de machine learning da Apple, de forma a analisar a voz dos utilizadores, e detetar padrões de diferenciação na mesma. Com o tempo, o sistema irá aprender a identificar melhor a voz dos utilizadores e a realizar os comandos baseados na mesma.
Para os utilizadores do Apple Music, que tenham problemas de audição, a empresa vai começar a usar vibrações para criar efeitos e padrões dos diferentes conteúdos na plataforma. Os efeitos da vibração serão adaptados para o formato da música ou do conteúdo a ser reproduzido.
Vai ficar também disponível uma nova funcionalidade que pode ajudar quem sofre de enjoos durante o uso de smartphones no carro. O novo sistema “Vehicle Motion Cues” vai aliviar esse problema, ao introduzir pequenos círculos escuros, que se movem conforme o veículo. Portanto, quando o mesmo arranca, os círculos também se ajustam a tal no ecrã, reduzindo o efeito da sensação de enjoo.
Espera-se que estas e mais novidades focadas em acessibilidade venham a ficar disponíveis para os utilizadores durante as próximas semanas. Eventualmente devem ser disponibilizadas em futuras atualizações do sistema operativo para iPhone e iPad.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!