A Google encontra-se a preparar para adicionar algumas novas funcionalidades no Android, focadas em proteger os utilizadores e os seus dispositivos. Embora algumas sejam focadas para o Android 15, existem outras que devem chegar a todos os modelos mais recentes com o sistema.
Para começar, a Google revelou uma nova funcionalidade, que vai usar IA para identificar quando os dispositivos podem ter sido roubados. Apelidado de “Theft Detection Lock”, este sistema vai identificar quando o dispositivo pode ter sido roubado, e bloqueia o acesso ao mesmo automaticamente.
Este sistema usa os sensores do próprio dispositivo para identificar quando este pode ter sido alvo de roubo – por exemplo, quando alguém o retira da mão do utilizador abruptamente.
Outra novidade, conhecida como “Offline Device Lock”, vai automaticamente bloquear o dispositivo caso identifique que o mesmo foi potencialmente roubado, com o ladrão a tentar desligar os serviços de localização ou acesso à Internet – de forma a evitar o bloqueio remoto.
Obviamente, os utilizadores podem sempre bloquear remotamente os seus dispositivos, caso tenham uma conta da Google associada aos mesmos.
Além destas medidas, o dispositivo vai começar a pedir mais vezes a autenticação, usando a senha da conta da Google ou outros meios de autenticação do dispositivo, como o padrão de desbloqueio ou reconhecimento facial, para quando sejam realizadas operações sensíveis no mesmo ou associadas com a conta da Google – por exemplo, para remover uma conta.
Estas novas funcionalidades vão ficar disponíveis para todos os dispositivos com o Android 10 ou superior até ao final do ano.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!