Existem mudanças a chegar na forma como as transferências bancárias são realizadas. A partir de agora, as transferências vão contar com a indicação do nome do destinatário nas mesmas, informação que vai ser apresentada antes da transferência ser realmente realizada.
Esta funcionalidade era algo que já existia nas transferências feitas a partir do Multibanco, mas agora vai ser aplicado também para transferências feitas a partir de outros meios, como sistemas de homebanking e apps de bancos.
Com a mesma, as entidades passam a ter de apresentar o destinatário da conta, seja uma empresa ou individual. Isto permite que a pessoa a transferir o dinheiro possa validar que está a enviar o mesmo para a pessoa correta, antes de realizar a mesma.
De acordo com a nova medida do Banco de Portugal, mesma vai ser todas as transferências em todos os canais disponibilizados pelos bancos. Ou seja, independentemente do formato em como a transferências seja realizada, o nome do destinatário da mesma deve surgir na plataforma do banco.
A funcionalidade também ficará disponível para casos de Débitos diretos, de forma a que seja possível validar a entidade que vai receber o dinheiro e o titular da conta a debitar.
O Banco de Portugal considera que este sistema pode ajudar a reduzir casos de fraude, como também pode ajudar a evitar transferências para contas inexistentes ou incorretas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!