Durante o evento Build 2024, a Microsoft focou-se fortemente nas suas novas tecnologias de IA, e como estas serão integradas com as diferentes aplicações e serviços da empresa.
Durante o evento, foi revelado um novo modelo a fazer parte da família Phi-3, o Phi-3-vision. Este modelo vai ser integrado com o Copilot+, como parte do Copilot Library. Este modelo foca-se para uso local, pelo que embora seja mais limitado que modelos mais avançados com processamento na cloud, permite que certas tarefas possam ser realizadas sem qualquer ligação externa.
O modelo conta com 3.3 mil milhões de parâmetros, o que também o torna um dos mais pequenos dentro da família de modelos Phi-3. O mesmo encontra-se adaptado para correr localmente em PCs que venham a receber o selo Copilot+, via a NPU integrada nos mesmos. Isto permitirá reduzir consideravelmente a latência de resposta para certos conteúdos.
Este modelo vai ainda fazer parte do Windows Copilot Library, que permitirá aos programadores usarem a API do sistema para criarem aplicações ainda mais poderosas e personalizadas para as necessidades de cada um.
Como anunciado pela empresa, o Copilot+ será um novo selo da Microsoft que será dado a todos os sistemas que tenham configurações adaptadas para uso de tecnologias de IA, nomeadamente com a inclusão de um chip NPU dedicado para esta tarefas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!