O ano passado, a Google revelou oficialmente o Google NotebookLM, um assistente de analise e escrita para a plataforma da empresa. E agora, esta plataforma vai ficar disponível para ainda mais utilizadores, com a empresa a alargar o suporte para mais de 200 países.
O Google NotebookLM vai começar a usar o modelo do Gemini 1.5 Pro, sendo que a empresa vai alargar os países onde o sistema se encontra disponível. Segundo o comunicado da mesma, o objetivo do “NotebookLM foi criar uma ferramenta para o ajudar a compreender e a explorar materiais complexos, fazer novas conexões a partir da informação e chegar a um primeiro rascunho com maior rapidez. Poderá carregar vários tipos de fontes – notas de investigação, transcrições de entrevistas, documentos corporativos”.
A par com a disponibilidade para mais países, a empresa confirmou ainda novas funcionalidades para o mesmo.
O NotebookLM passa a suportar fontes como o Google Slides e URLs da Web bem como o Google Docs, PDFs e ficheiros de texto. As citações dentro do texto levam agora diretamente para as passagens de apoio nas suas fontes para que possa verificar facilmente a resposta da IA ou aprofundar no texto original.
Por fim, o Notebook Guide proporciona uma compreensão de alto nível das fontes convertendo-as em formatos úteis como FAQs, documentos informativos e guias.
O sistema usa agora o modelo do Gemini 1.5 Pro, que permite usar as funcionalidades mais avançadas de IA da empresa, e aproveitar ainda mais as capacidades do mesmo.
Os utilizadores interessados podem agora experimentar o Google NotebookLM diretamente do site da plataforma.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!