Boas,
Ultimamente, o meu pc começou aumentando e diminuindo a luminosidade sozinho.
Não sei se tem alguma coisa a ver, mas começou depois de ter falhado a luz da minha casa
O que faço?
Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.
Boas,
Ultimamente, o meu pc começou aumentando e diminuindo a luminosidade sozinho.
Não sei se tem alguma coisa a ver, mas começou depois de ter falhado a luz da minha casa
O que faço?
Boas,
Suponho que estejas a referir ao brilho do ecrã na luz de fundo - e não do brilho a nível das cores.
No caso do Windows, o sistema controla essa função automaticamente: https://support.microsoft.com/en-us/windows/change-screen-brightness-in-windows-3f67a2f2-5c65-ceca-778b-5858fc007041
Se não a queres, basta desativar.
Estou falando da luminosidade que se pode aumentar ou diminuir com o fn+F5
E eu não consegui encontrar essa opção no meu pc
Suponho que pelo atalho seja isso, da luz de fundo - o atalho pode variar de PC para PC.
Suponho também que seja um portátil.
Nas definições do Windows, na secção do Ecrã, não surge a opção de Brilho?
Podes colocar uma captura de ecrã das definições?
Ok, primeiro, então isso é o Windows 10.
Realmente não está a opção de alterar automaticamente, portanto não é algo que se possa controlar.
Dito isto, a única coisa que vejo poder estar a alterar isso será alguma configuração da BIOS - ou talvez algum problema mais específico.
Mas se colocar o valor da luz no máximo, ela altera-se apenas depois de reiniciar ou é durante o uso do sistema?
A luz apenas deveria alterar se o sistema entrar em modo de poupança de energia ou começar a funcionar a bateria.
E não será porque o esquema de energia se altera?
Por exemplo, por entrar em modo de poupança de bateria, ou por o sistema não ser usado durante algum tempo?
Sim, mas não acontece quando o sistema muda para bateria?
Nem existe nada que ocorra no sistema quando verificas isso?
Talvez seja por isso mesmo.... Quando "falha a luz", o portátil passa a usar a bateria, logo altera o esquema para poupança de bateria - o que reduz a luz do ecrã.
Faz o teste. Desliga o carregador e vê se a luz se altera quando passa a funcionar apenas em bateria.
Se sim, está ai a explicação.
Boas,
voltou acontecendo, o que me fez perceber, que quando isto acontece a luminosidade só aumenta e nunca diminui, aliás, é como se pcligasse com luminosidade baixa e depois aumentasse.
Depois, quero explicar o mal-entendido: Eu disse que isto começou acontecendo depois de haver uns dias em que a electricidade falhavae não que isto acontecia quando a electricidade falha.
Sim, também acontece quando falha, mas eu estou falando de que quando isto acontece é quando a electricidade não falha.
O que me faz pensar que a causa pode ser várias coisas como:
1ª: Será que naqueles dias que falhou a electricidade, aconteceu alguma coisa com os fios elétricos da tomada em que ligo o pc?
2ª: Ou será o carregador do meu pc chegando ao fim(o que espero que não)?
3ª: Ou será do ecrã do meu pc(o que espero mesmo que não) por fazer força demais ao limpar o ecrã?
4ª: Ou, como a casa que estou morando tem mais de 50 anos, não será de um fio elétrico que esteja cortado ou estragado e que façaa corrente elétrica oscilar?
5ª:Ou, como a casa é antiga e tem vários aparelhos elétrónicos ligados à corrente, faz com que o meu pc receba menos corrente?
Boas,
Acho que estás a misturar ai muita coisa como "possível problema", que na verdade não são problema de todo. Estás a levar isso como sendo um problema da "rede elétrica", quando não tem nada a ver com isso.
Todas as questões que colocaste anteriormente, a resposta é "não".
Nenhum computador vai responder a "problemas elétricos" com a luz de fundo do ecrã a aumentar ou diminuir. Se realmente estivesses com problemas elétricos, não seria apenas no PC que notavas isso. Terias coisas ligadas às tomadas em TODA a casa a deixarem de funcionar, ou terem problemas.
O que está a referir é algo que, a meu ver, é perfeitamente normal: a luz de fundo do ecrã está a aumentar ou diminuir. Agora, o "problema" parece ser que está a alterar-se quando não devia.
Isso pode ser por muita coisa, mas não a nivel da eletricidade onde o PC está ligado.
Pode ser a nivel do software, como um plano de energia a alterar-se no sistema, ativando ou desativando (por exemplo) o modo de poupança de bateria. Ou por algum programa no sistema a alterar isso. Ou até a BIOS.
Em casos mais graves, pode ser realmente danos no ecrã, mas ai terias problemas mais consistentes - por exemplo, a luz não funcionaria de todo, ou ficava "presa" num valor, ou era menos brilhante do que antes...
Mas pelo que referes, 99.9% de certeza que tenho é que é algo do software. Seja o Windows, algum programa de gestão de energia, algo ai...
é difícil de dizer o ponto certo, porque existem mil possibilidades. Começa por ver se tens algum programa em segundo plano que altere a gestão de energia do sistema. Ou até a BIOS.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos