A Microsoft confirmou que o Windows Server Update Services (WSUS) vai ser oficialmente descontinuado, embora esteja previsto que a funcionalidade vai continuar a funcionar normalmente para quem ainda a pretenda usar.
O WSUS é uma funcionalidade focada sobretudo para versões Server do Windows, onde se pode disponibilizar rapidamente atualizações para vários sistemas ao mesmo tempo, através de uma rede local. Esta ferramenta era usada como forma de fornecer rapidamente atualizações sem a necessidade de uma ligação direta aos servidores de atualização da Microsoft, usando a rede local para tal.
No entanto, a partir do Windows Server 2025, a mesma deixa de ser oficialmente suportada. Quem use o WSUS ainda o pode manter ativo, e este irá continuar a funcionar na normalidade, mas deixará de receber novas atualizações e suporte direto por parte da Microsoft.
O WSUS foi originalmente lançado em 2005, e embora tenha algum impacto sobre grandes parques informáticos, a Microsoft acredita que a centralização das atualizações usando os servidores da própria entidade será benéfico para todos.
Em alternativa ao WSUS, a Microsoft recomenda que os utilizadores passem a adotar soluções cloud mais recentes, como o Windows Autopatch, Microsoft Intune e Azure Update Manager.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!