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Logo do Windows 11 com sinal de alerta

 

A Microsoft anunciou ter resolvido um problema conhecido que impedia a distribuição das atualizações de funcionalidades do Windows 11 24H2 através dos Windows Server Update Services (WSUS). Esta dificuldade surgiu após a instalação das atualizações de segurança de abril de 2025.  

 

O WSUS, introduzido há quase duas décadas como Software Update Services (SUS), é uma ferramenta crucial para administradores de TI. Permite-lhes adiar, aprovar e agendar atualizações para produtos Microsoft em grandes redes empresariais a partir de um único servidor de atualizações local, evitando que cada terminal tenha de descarregar as atualizações diretamente dos servidores da Microsoft.  

 

O que se passou com as atualizações do Windows 11 24H2?

 

A gigante de Redmond confirmou os problemas com a atualização para o Windows 11 24H2 no final de abril deste ano, na sequência de numerosos relatos em plataformas online, incluindo o Reddit e o seu próprio site da comunidade. Conforme admitido pela empresa, os utilizadores afetados deparavam-se com erros do Serviço de Atualização do Windows (wuauserv) com o código 0x80240069 ao tentarem atualizar sistemas com Windows 11 23H2 ou Windows 11 22H2.  

Felizmente, os utilizadores domésticos não deverão ter experienciado estes problemas, uma vez que o WSUS é desenhado especificamente para ambientes empresariais e corporativos.

 

No mês passado, numa atualização sobre o estado de saúde das versões do Windows, a Microsoft detalhou: "Dispositivos que instalaram a atualização de segurança mensal do Windows de abril, lançada a 8 de abril de 2025, ou posterior (começando com o KB5055528) poderão não conseguir atualizar para o Windows 11 24H2 através dos Windows Server Update Services (WSUS)." A empresa acrescentou que, "como parte deste problema, o download do Windows 11 24H2 não inicia ou não é concluído. Os registos de atualizações do Windows podem mostrar o código de erro 0x80240069, e registos adicionais poderão incluir texto similar a 'O serviço wuauserv parou inesperadamente'."  

 

Solução implementada através do Known Issue Rollback (KIR)

 

Embora a correção ainda não esteja a ser distribuída a todos os clientes através do Windows Update, a Microsoft está agora a implementá-la automaticamente através do Known Issue Rollback (KIR) para todos os dispositivos geridos em ambiente empresarial.

 

Para resolver o problema nos dispositivos Windows empresariais afetados, os administradores de sistemas devem instalar a Política de Grupo do Known Issue Rollback específica. Esta política deve ser aplicada nos terminais afetados que correm Windows 11 22H2 e 23H2. Para implementar a política, utiliza-se o Editor de Política de Grupo para escolher a versão do Windows alvo na Política de Computador Local ou na política de Domínio no controlador de domínio, seguido de um reinício dos dispositivos afetados para aplicar a configuração da política de grupo.  

 

A Microsoft disponibiliza orientação adicional sobre a implementação e configuração das Políticas de Grupo KIR no seu site de documentação.  

 

Paralelamente, a empresa está também a trabalhar para resolver o que descreveu como um "problema de código latente". Esta falha está a causar a atualização de alguns PCs para o Windows 11, mesmo quando existem políticas do Intune configuradas para bloquear precisamente essas atualizações.

Recorde-se que esta não é a primeira vez nos últimos meses que sistemas Windows são atualizados sem aviso prévio; em novembro do ano passado, a Microsoft reconheceu que alguns dispositivos com Windows Server 2019 e Windows Server 2022 foram atualizados para o Windows Server 2025 sem o consentimento do utilizador.  

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