1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

hacker da china

A cibersegurança europeia enfrenta um novo desafio com a confirmação de que a Noruega foi alvo de uma campanha de intrusão cibernética. O governo norueguês acusou formalmente o grupo de hackers conhecido como Salt Typhoon de invadir várias organizações no país, marcando mais um capítulo na lista de alvos deste grupo que tem preocupado as autoridades ocidentais.

Segundo a informação avançada pelo Serviço de Segurança da Polícia Norueguesa, num relatório publicado esta sexta-feira, o grupo atacante terá explorado dispositivos de rede vulneráveis para conduzir operações de espionagem. Acredita-se que este coletivo atue sob as ordens do governo da [China], focando-se na recolha de informações estratégicas através da penetração silenciosa em infraestruturas digitais.

Uma ameaça que define uma época

A Noruega junta-se assim a uma lista crescente de nações que confirmaram intrusões relacionadas com o Salt Typhoon. Este grupo não é desconhecido das autoridades internacionais; altos responsáveis pela segurança nacional dos [EUA] descreveram-no anteriormente como uma "ameaça que define uma época", dada a sua persistência e sofisticação.

Historicamente, o Salt Typhoon tem-se infiltrado furtivamente nas redes de organizações de infraestruturas críticas em todo o mundo. O seu currículo inclui ataques a fornecedores de telecomunicações no Canadá e nos Estados Unidos, onde alegadamente intercetaram comunicações de políticos de alto nível. Esta série de violações tem aumentado a pressão sobre as operadoras de telecomunicações para reforçarem drasticamente os seus protocolos de segurança.

Detalhes escassos sobre as vítimas

Embora a atribuição do ataque seja clara, o relatório divulgado não fornece muitos detalhes específicos sobre a campanha de hacking que visou o país escandinavo, nem identifica individualmente as empresas afetadas. O foco do documento, conforme detalhado na avaliação nacional de ameaças do PST, centra-se na confirmação da metodologia e na origem da ameaça.

Até ao momento, a embaixada da Noruega nos Estados Unidos não respondeu aos pedidos de comentário sobre a extensão dos danos ou a natureza exata dos dados comprometidos. Este incidente reforça a necessidade de vigilância constante sobre dispositivos de rede periféricos, muitas vezes o ponto de entrada preferencial para grupos de espionagem estatal.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?



Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech