A equipa responsável pelo desenvolvimento do Raspberry Pi veio confirmar a chegada de novidades para o Raspberry Pi OS. Este sistema, focado para os dispositivos com o mesmo nome, acaba de receber uma nova atualização, que vai contar com várias melhorias e algumas novidades interessantes.
Para começar, as imagens mais recentes do Raspberry Pi OS agora contam com suporte para Wayland de forma nativa, em todos os equipamentos. A transição para o Wayland é algo que se encontra a ser feito faz mais de uma década, mas agora parece estável o suficiente para se integrar nas imagens de todos os modelos.
Em 2021, quando a versão Bullseye foi lançada, esta vinha com o “Mutter”, que pretendia ser uma forma de transição inicial para o Wayland. Eventualmente, em 2023, o Mutter foi substituído pelo Wayfire, que mais uma vez, serviu de ponte de ligação entre a interface anterior e a mais recente do Wayland, e que chegou com suporte para o Raspberry Pi 4 e 5.
Eventualmente, a descoberta do labwc veio permitir que a total integração do Wayland fosse possível de se realizar. Com isto, todas as imagens do sistema mais recentes passam agora a contar com suporte nativo para Wayland, em todos os modelos.
Todas as imagens criadas daqui em diante terão o Wayland selecionado como padrão, independentemente do dispositivo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!