1. TugaTech » Hardware » Montagem, Dúvidas e Ajuda de Hardware
Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1Espaço livre no disco rígido do portátil Empty Espaço livre no disco rígido do portátil - Sex 22 Nov 2024 - 14:24

darkslayer

Graúdo

Boas,

Aquilo de o espaço livre diminuir sem colocar nada no pc continua. O que reparei nestes últimos dias é que isso acontece só ao desligar o pc num dia e ligá-lo no dia seguinte, como provam as imagens em anexo.

A 1ª tirei print dela mesmo antes de desligar o pc na quarta-feira e a outra foi logo quando liguei o pc ontem.

Eu reparei nisto porque queria instalar um jogo no pc, e comecei apagando algumas coisas e passando outras pra o disco externo.

Na quarta-feira desliguei o pc com 10GB livres do disco C e ontem quando o liguei só tinha 6,77GB. O que me faz pensar que talvez seja melhor instalar o tal jogo ou qualquer outra coisa que venha a instalar no futuro no disco D e não desinstalar mais nada no C. Porque senão corro o risco de nunca mais poder instalar o que desinstalei de novo. Imaginamos, eu tenho o PES, que me ocupa 24GB, se eu desinstalar ele porque já não jogo à bastante tempo e daqui algum tempo quiser jogá-lo de novo, já não posso o instalar de novo por causa disto que está acontecendo.

Hoje, voltou acontecer o mesmo, mas só que no disco D, eu ontem quando desliguei o pc tinha 35GB e hoje tenho 27,9GB.O que faz com nem no disco D posso instalar o tal jogo.

Como eu resolvo isto?

Anexos
disco rígido.PNG
Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
(15 Kb) Baixado 1 vez(es)
disco rigido 2.PNG
Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
(15 Kb) Baixado 1 vez(es)

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

Boas,

O Windows é um sistema dinâmico. Tens constantemente coisas a usar o disco, mesmo que não estejas a dar por isso. Invés de estares preocupado com as diferenças de espaço que tens depois de desligares o PC, o problema aqui é que não estás a olhar para o que precisas de fazer. Precisas de remover conteúdos desnecessários do disco ou desinstalar programas para teres espaço.

O Windows (e os programas nele) vai sempre usar espaço de forma dinâmica, e vais sempre notar diferenças de tamanho entre várias atividades que faças. Por isso mesmo é que ele "alerta" quando estás a ficar próximo de ficar sem espaço, e não quando já o estás. É para te preparares, e para agires.

As diferenças de tamanho que estão ai entre as duas imagens são irrelevantes se tivermos em conta o que está a ser feito e várias outras variantes. Isso não é um problema.

Suponho que seja no disco C que tens o sistema instalado, certo?

Logo ai, basta o Windows estar a atualizar em segundo plano para ir ocupando gradualmente espaço, e quando desligas ou reinicias, as atualizações são instaladas e é feita a "limpeza". O mesmo se aplica a ficheiro temporários que os sistema possa criar ou até os programas.

Outra possibilidade é a memória virtual.

O Windows cria memória virtual nos discos que tenhas no sistema, que é usada caso a memória "real" esteja a ficar cheia ou perto disso. Desta forma, o sistema não simplesmente "falha", porque está com essa memória virtual no disco - obviamente, mais lenta que a RAM.

Essa memória vai variando, e logo, cada vez que reinicias, vai alterar-se.

Por acaso no sistema não estás constantemente a atingir ou perto de atingir o limite da RAM?

Existe ainda a possibilidade de ser ficheiros da hibernação do Windows, que podem ocupar vários GB de dados.

Portanto, resumindo e concluindo, as diferenças de espaço que estás a indicar são, no grande esquema das coisas, bastante pequenas, perfeitamente normais e não indicam qualquer problema.

Se estás preocupado de que não consegues instalar algo por falta de espaço, deves invés de estar atento a estas diferenças, procurar formas de limpar o disco de conteúdos que não sejam precisos para teres o mínimo de espaço aceitável.

Espaço livre no disco rígido do portátil Tugatechuserbar
Espaço livre no disco rígido do portátil 3
Espaço livre no disco rígido do portátil 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos

Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech