O Natal está a aproximar-se, e os saldos parecem que chegaram também a várias plataformas sociais. Uma tendência que tem vindo a ser cada vez mais notada por quem usa plataformas sociais encontra-se no facto de estas usarem cada vez mais campanhas agressivas de publicidade para os seus serviços pagos ou até produtos.
Várias plataformas sociais encontram-se atualmente a usar campanhas agressivas para publicitar as suas ofertas pagas. Veja-se o exemplo da X, que de forma recente começou a oferecer 40% de desconto no preço dos planos Premium, mas que coloca estas ofertas como publicidade em ecrã completo dentro da aplicação – com técnicas que dificultam a tarefa de fechar a mesma para os utilizadores que não pretendam subscrever, como colocar o botão de fechar escondido.
Isto ocorre até mesmo quando a X ainda conta com publicidade geral para quem pague pelos planos, e onde menos de 1% dos utilizadores ativos na plataforma usam ativamente o Premium. A isto junta-se ainda a recente onda de utilizadores que começaram a sair da plataforma.
No entanto, a X não é a única a aplicar esta técnica. A Meta também se encontra a lançar campanhas publicitárias, que surgem em posição de destaque dentro do Instagram e Facebook, com o objetivo de incentivar as vendas do Meta Quest. Esta publicidade surge no topo do feed dos utilizadores, sendo a primeira coisa que os mesmos vêm ao entrarem na plataforma.
Até mesmo o Snapchat não escapa desta tendência, estando a colocar publicidade para os seus planos de subscrição diretamente na lista de mensagens diretas dos utilizadores, confundindo-se com uma mensagem tradicional dentro da plataforma.
Estas novas campanhas de publicidade começam a ser uma tendência cada vez mais vivida dentro das principais plataformas sociais, ao que se junta ainda uma campanha agressiva de publicidade que surge em cada uma delas, criando ainda mais receitas.
Embora as plataformas sociais certamente necessitem de dinheiro para realizar as suas atividades, e muito deste parte das campanhas de publicidade, ao mesmo tempo a forma agressiva com que as campanhas são realizadas encontram-se a deixar nas críticas dos utilizadores.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!