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Nvidia RTX 5090

 

Durante a CES 2025, a Nvidia revelou as antecipadas gráficas RTX 50, que tinham vindo a surgir em rumores faz alguns meses, mas finalmente tornam-se agora uma realidade. Esta linha integra o modelo 5090, 5080, 5070 e a 5070 Ti.

 

As especificações das placas vão dentro do que se encontrava nos rumores anteriores, mas existem alguns detalhes interessantes, nomeadamente a nível da VRAM – que nem todos podem gostar. A Nvidia optou por manter a VRAM das novas 5080 e 5070 nos mesmos limites que as gerações anteriores, enquanto que muitos esperavam que estas fossem ter um ligeiro upgrade face às necessidades atuais.

 

A RTX 5080 conta com 16 GB de VRAM e a 5070 com 12 GB de VRAM, que muitos consideram ser relativamente pouco para os gráficos e texturas de alta qualidade que existem atualmente, ainda mais com as tecnologias de IA existentes. No entanto, a Nvidia não parece importada com isso, e na realidade, explica porque não aumentou a VRAM das suas placas.

 

Segundo a Nvidia, a VRAM não deve ser um problema nas novas placas gráficas, graças a uma tecnologia que a empresa apelida de “RTX Neural Shaders”. Basicamente, esta nova tecnologia da Nvidia usa IA e redes neurais para otimizar as texturas de forma inteligente, não exigindo a mesma capacidade de VRAM que seria necessário noutras situações.

 

RTX Neural Shaders

 

Primeiro, a tecnologia aplica um sistema de compressão inteligente, que permite reduzir consideravelmente o tamanho das texturas, mesmo de alta qualidade, existentes nos jogos. Isto permite, portanto, reduzir a VRAM necessária para tais situações.

Para atingir isso, a empresa usa a nova tecnologia RTX Neural Texture Compression (RNTC), que utiliza as redes neurais para a compressão e melhoria das texturas. Esta tecnologia pode processar milhares de texturas em apenas alguns minutos, e usa menos sete vezes o tamanho da VRAM do que seria normalmente necessário pelos meios tradicionais.

 

A par com esta existe ainda a nova tecnologia RTX Neural Materials (RNM), que processa materiais de alta qualidade nos jogos, e ainda a RTX Neural Radiance Cache (RNRC) para um path tracing mais eficiente.

 

Com o uso destas tecnologias, a Nvidia justifica não ter aumentado o tamanho da VRAM nas novas placas, e garante que estas devem ser suficientes para todos os jogos mais recentes no mercado. Mesmo com texturas de elevada qualidade.

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