1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Nvidia RTX 5090

 

Durante a CES 2025, a Nvidia revelou as antecipadas gráficas RTX 50, que tinham vindo a surgir em rumores faz alguns meses, mas finalmente tornam-se agora uma realidade. Esta linha integra o modelo 5090, 5080, 5070 e a 5070 Ti.

 

As especificações das placas vão dentro do que se encontrava nos rumores anteriores, mas existem alguns detalhes interessantes, nomeadamente a nível da VRAM – que nem todos podem gostar. A Nvidia optou por manter a VRAM das novas 5080 e 5070 nos mesmos limites que as gerações anteriores, enquanto que muitos esperavam que estas fossem ter um ligeiro upgrade face às necessidades atuais.

 

A RTX 5080 conta com 16 GB de VRAM e a 5070 com 12 GB de VRAM, que muitos consideram ser relativamente pouco para os gráficos e texturas de alta qualidade que existem atualmente, ainda mais com as tecnologias de IA existentes. No entanto, a Nvidia não parece importada com isso, e na realidade, explica porque não aumentou a VRAM das suas placas.

 

Segundo a Nvidia, a VRAM não deve ser um problema nas novas placas gráficas, graças a uma tecnologia que a empresa apelida de “RTX Neural Shaders”. Basicamente, esta nova tecnologia da Nvidia usa IA e redes neurais para otimizar as texturas de forma inteligente, não exigindo a mesma capacidade de VRAM que seria necessário noutras situações.

 

RTX Neural Shaders

 

Primeiro, a tecnologia aplica um sistema de compressão inteligente, que permite reduzir consideravelmente o tamanho das texturas, mesmo de alta qualidade, existentes nos jogos. Isto permite, portanto, reduzir a VRAM necessária para tais situações.

Para atingir isso, a empresa usa a nova tecnologia RTX Neural Texture Compression (RNTC), que utiliza as redes neurais para a compressão e melhoria das texturas. Esta tecnologia pode processar milhares de texturas em apenas alguns minutos, e usa menos sete vezes o tamanho da VRAM do que seria normalmente necessário pelos meios tradicionais.

 

A par com esta existe ainda a nova tecnologia RTX Neural Materials (RNM), que processa materiais de alta qualidade nos jogos, e ainda a RTX Neural Radiance Cache (RNRC) para um path tracing mais eficiente.

 

Com o uso destas tecnologias, a Nvidia justifica não ter aumentado o tamanho da VRAM nas novas placas, e garante que estas devem ser suficientes para todos os jogos mais recentes no mercado. Mesmo com texturas de elevada qualidade.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech