A empresa de IA Perplexity encontra-se agora nos tribunais, com acusações de ter violado os direitos de marca de outra entidade. O caso foi apresentado esta semana no tribunal da Califórnia, e acusa a Perplexity de ter usado marcas sem autorização para tal – mais concretamente no nome da mesma.
A empresa Perplexity Solved Solutions, sediada no Texas, foi fundada em 2017, tendo pedido o registo da marca Perplexity nas autoridades dos EUA em Outubro de 2021. O pedido foi realizado à U.S. Patent and Trademark Office (USPTO), entidade que é responsável pelo registo de marcas nos EUA.
A Perplexity Solved Solutions foca-se em desenvolver soluções de software de trabalho colaborativo e de uso em recursos humanos, incluindo ainda uma ferramenta conhecida como “Perplexity Meet”, que é usada para videochamadas entre divisões de recursos humanos das empresas.
A empresa acusa a “Perplexity”, empresa de IA, de ter começado a violar o registo da sua marca em agosto de 2022, para promover um serviço de pesquisa com o nome da mesma, e eventualmente, para conjugar esta plataforma com as suas próprias infraestruturas e serviços focados em IA.
Um mês antes, a entidade terá registado o domínio “perplexity.ai”, que é usado para fornecer os serviços, e onde a entidade do Texas também acusa ter sido alvo de violação de marca.
A entidade afirma ainda que os serviços fornecidos pela IA da Perplexity são bastante parecidos com a categoria de serviços fornecidos pela Perplexity Solved Solutions. A entidade acusa ainda a empresa de IA de usar a marca abusivamente, em várias plataformas sociais, e de ter saturado o mercado com o nome, tornando mesmo complicado para a Perplexity Solved Solutions manter as suas atividades.
Antes de ter avançado para os tribunais, a Perplexity Solved Solutions terá contactado a Perplexity (empresa de IA) sobre o caso, e exigiu que o uso das marcas fosse terminado, mas não obteve resposta. Face a isto, procedeu-se com o caso para os tribunais, onde será agora avaliado em mais detalhe.
Os advogados da Perplexity Solved Solutions indicam que a semelhança das marcas tem vindo a causar confusão para os consumidores, de tal forma que existem clientes a realizar marcações erradas das entidades devido aos nomes e funcionalidades que as mesmas fornecem.
A ter em conta que este não é o único caso nos tribunais contra a Perplexity, que enfrenta ainda outro caso sobre a recolha massiva sem autorização de várias fontes de notícias na internet, usando as mesmas para treino dos seus modelos de IA.
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