A Apple finalmente revelou o novo iPhone 16e, o mais recente modelo da linha a chegar ao mercado. Este conta com algumas características interessantes, entre as quais o facto de ser o primeiro dispositivo da Apple a usar um modem dedicado da empresa, o Apple C1.
Segundo a Apple, o C1 trata-se do modem mais eficientes a ser usado num iPhone desde sempre, marcando um ponto de viragem para a Apple – onde deixa de ficar dependente dos modems da Qualcomm, usados até agora em todos os seus dispositivos.
Para comparação, os restantes modelos do iPhone 16 contam com o Snapdragon X71 5G, um modem da Qualcomm que permite obter todas as ligações de rede nos dispositivos, com velocidades de download e upload elevadas.
A Apple refere que o C1 trata-se de um modem mais eficiente, que deverá otimizar a bateria nos dispositivos, e pode ainda permitir um maior controlo da Apple sobre a forma como é usado com o restante hardware e software. O C1 conta ainda com suporte para redes 5G, mas existe uma limitação que pode ser importante de ter em conta.
Apesar de o Apple C1 suportar redes 5G, o mesmo não conta com suporte para redes mmWave. Isso coloca uma grande parte do desempenho destas redes de lado, tendo em conta que esta tecnologia é necessária para se obter as elevadas velocidades da rede 5G.
Embora a limitação possa ser vista como uma necessidade, face ao preço mais reduzido do iPhone 16e face aos dos restantes modelos, ainda é algo que se deve ter em conta na altura de comprar os dispositivos com o mesmo.
Integrar suporte para ligações mmWave é algo bastante complexo, que envolve uma grande mudança da arquitetura dos modems e a integração dos mesmos com o restante sistema. Embora os modems da Qualcomm tenham suporte para estas ligações, caso a Apple realmente pretenda concorrer com os rivais necessita de adicionar suporte para a tecnologia em futuras gerações do C1.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!