Recentemente a Apple revelou a sua mais recente aposta no mercado, com o iPhone 16e, que surge como um dos dispositivos mais baratos da empresa. No entanto, para atingir essa meta, foram feitos alguns cortes, e um deles foi a nível da GPU.
O iPhone 16e conta com apenas quatro cores de GPU, em comparação dos cinco existentes na restante linha do iPhone 16. Embora seja apenas um core, os testes que agora começam a surgir sobre o dispositivo apontam alguns detalhes a ter em conta.
Os primeiros benchmarks ao iPhone 16e começam a surgir na internet, e demonstram que existe uma quebra de desempenho a nível gráfico face aos restantes modelos da linha – o que seria esperado face a menos um core de GPU – mas será algo que ainda é importante de ter em conta.
No benchmark Geekbench Metal, o iPhone 16e surge com um total de 24188 pontos no total. Este valor representa uma queda de 13% comparativamente aos restantes dispositivos da linha.
Embora o valor possa ser elevado, a tradução de tal para o dia a dia dos utilizadores pode não ser assim tão expressivo. A menos que os utilizadores pretendam jogar diretamente dos dispositivos alguns títulos mais pesados, a diferença de desempenho final deverá ser praticamente impossível de se notar.
Ao mesmo tempo, o dispositivo ainda conta com um dos CPUs mais rápidos existentes no iPhone, e que se conjuga com suporte para algumas das tecnologias mais recentes que agora começam a surgir em jogos de dispositivos móveis.
Ao mesmo tempo, o dispositivo continua a contar com 8GB de RAM, que permitirá usar a Apple Intelligence, e obter um bom desempenho em praticamente todas as aplicações e jogos. Este valor da RAM foi também confirmado pelo mesmo benchmark – tendo em conta que a Apple não tende a revelar essa informação nas características dos dispositivos.
Algo que ainda resta testar será a duração da bateria. Segundo a Apple, o dispositivo conta com uma autonomia de 26 horas em playback de vídeo, o que são quatro horas a mais do que o existente no iPhone 16 e quase 12 horas acima do registado nos modelos do iPhone SE anteriores.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!